Pare por alguns minutos e observe como está sua postura agora.
Muitas vezes, sem perceber, nos descuidamos da nossa postura no nosso dia a dia dando lugar a má postura que ao longo do tempo vai se tornando habitual.
Sabe aquelas dores nas costas, aquele incomodo no pescoço o peso sobre nos ombros que você sente no final do dia? Todos estes sintomas são fruto de uma má postura durante a execução de atividades diárias como muito tempo na mesma posição sentado diante do computador com cadeira e mesa em alturas inadequadas. A forma como você mexe em seu celular para mandar mensagem e se atualiza nas redes sociais. A maneira como você fica quando esta de pé. E até pela sua falta de atividade física.
Todos estes fatores são causadores da má postura, problema que, além de te deixar com uma postura deselegante, oferecem sérios riscos de levar a dores nas costas, pescoço, ombros e braços causado pela fraqueza muscular e pela sobrecarga em articulação e vértebras de maneira inadequada que a longo prazo, pode desenvolver desvios na coluna como a Hiperlordose, escoliose, hipercifose e Osteofitose ( Bico de Papagaio) e até a mais dolorida e temida Hérnia de Disco são os principais problemas que afetam pessoas que tem uma má posturais. Isso acontece por que as curvaturas naturais da coluna são alteradas causando um total desequilíbrio em todas as articulações do corpo surgindo curvaturas mais acentuadas Hiperlordose – é uma curvatura anterior excessiva da coluna, podendo esse exagero da curvatura ser na cervical ou na lombar.
Hipercifose – é uma curvatura posterior excessiva da coluna torácica.
Escoliose – é uma curvatura lateral da coluna. Existem diversos tipos de escolioses, alguns dos quais são estruturais e outras não são estruturais.
Ter uma postura correta já te ajuda muito a não desenvolver nenhuma desta patologia citadas.
Mas como ter uma Postura correta… com o Pilates
Pilates Corrigindo Postura
O Pilates é o queridinho quando o assunto é melhora da postura e ganho de consciência corporal.
O Pilates tem esta função de promove uma modificação postural por ser um conjunto de exercícios realizados em perfeita combinação de alongamento, força, resistência, concentração, respiração e fluidez dos movimentos gerando no corpo uma reorganização dos movimentos, ao ativar os músculos centrais do corpo (abdômen, parte inferior das costas, assoalho pélvico e os glúteos).
A ativação dos músculos Centrais são responsáveis pela estabilização e proteção das articulações.
O ganho de força nos músculos que estabilizam o tronco tornam-se ativos quando esses exercícios são realizados. É por isso que além de trabalhar a postura pela ativação dos músculos profundos posturais, há uma melhora do quadro de dor, pois a articulação fica protegida.
Esta mistura de treino de força e flexibilidade que ajudam a melhorar a postura, alongar e tonificar os músculos sem exageros.
Os movimentos do Pilates priorizam o equilíbrio, assim nenhum grupo muscular fica sobrecarregado e o corpo trabalha de forma mais eficiente qualquer movimento, desde atividades do dia a dia até a prática esportiva.
A melhora postural já é notada com nas primeiras aulas de Pilates pelo próprio praticante que se sente mais alongado, mais disposto e com maior energia para realizar as tarefas do dia-a-dia. Como os exercícios levam o corpo para o eixo vertical, alinhando as articulações e fortalecendo a musculatura, a pessoa gasta menos energia para se manter ereta, causando menos tensões desnecessárias e criando maior harmonia e agilidade nos movimentos. Após algum tempo de prática, essa mudança começa ficar visível para os demais que identificam no praticante uma postura mais altiva e relaxada, além de um maior tônus muscular.