
Você já sentiu aquela dorzinha nas costa ao fim de um dia de trabalho?
Se sua resposta foi sim, você faz parte da estatística que 80% da população adulta terá dor nas costa pelo menos uma vez na vida.
A dor nas costas pode aparecer por inúmeros fatores.
Genética: este tipo de dor (encontradas em processos degenerativos como artrite, artrose, protusão discal, hérnias discais)
Má postura: Manter a posturas erradas por tempo prolongado pode gerar dor, espasmos alterações posturais, enrijecendo as articulações e encurtando os músculos causando desvios posturais como Escoliose, Cifose, Lordose,
Fraqueza Muscular: A musculatura do Abdômen não estabiliza a coluna e as articulações fragilizadas resultam, em dor nas costas, podendo irradiar para outras regiões como pernas, braços, pescoço, ombros, etc.
Obesidade: o controle do peso também é uma necessidade, já que a obesidade altera a postura, compromete coluna e pescoço e pode ser ponto de partida para as dores.
Stress: uma reação de defesa do organismo. Porém, com o prolongar do estresse e permanência destas, inicia-se o quadro de lesões musculares, ligamentares e articulares
Por estas razões a dor nas costa é a campeã de afastamento no trabalho segundo a OMS (organização Mundial de Saúde) 160 mil pessoas são afastadas anuamente por dor nas costas incapacitante.
Mas esta estatística pode mudar se você realizar algumas mudanças ao longo do seu dia.
Como prestar atenção na forma de sentar afinal passamos muitas horas sentados de forma errada. Fazer o uso de equipamentos ergonômicos adequados e ajustados para você é importante para o auxilio da correção postural e ganho de consciência corporal para prevenir lesões.
Sentar sobre os Ísquios (Ossinhos do Bumbum) evitando problemas lombares ocasionado pela da carga que atua sobre a coluna, mas também pela postura mantida por longo período.
Não cruze as pernas deixe as ligeiramente afastadas, com os pés bem apoiados no chão, mas é importante verificar a altura da cadeira.
Ajuste de Tela de Computador alinhada aos olhos evite ao máximo ter que baixar a cabeça para ler ou escrever no computador, se for preciso suba a tela do computador colocando um livro por baixo.
Praticar atividade física também é uma forte aliada ao combate as dores nas costa, pois previne lesões, fortalece musculatura, alonga e neste quesito o Pilates é queridinho.
Pilates o queridinho contra as dores nas Costas
O Pilates ganhou a fama de ser um santo remédio no combate as dores das costa por ser um exercício com baixo impacto seu método trabalha o corpo como um todo. Seus exercícios são realizados em perfeita combinação de alongamento, força, resistência, concentração, respiração e fluidez dos movimentos gerando no corpo uma reorganização dos movimentos, trazendo equilíbrio muscular e mental.
O Método trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo (abdômen, coluna e pelve).
Por isso, o Pilates mistura um treino de força e flexibilidade que ajudam a melhorar a postura, alongar e tonificar os músculos sem exageros.
Os movimentos do Pilates priorizam o equilíbrio, assim nenhum grupo muscular fica sobrecarregado e o corpo trabalha de forma mais eficiente qualquer movimento, desde atividades do dia a dia até a prática esportiva.
Beneficios do Pilates
Consciência Corporal
O aumento da consciência corporal e, conseqüentemente, a melhora da postura.
Com o ganho da consciência corporal proporcionado pelo Pilates você se policia ao sentar de forma correta sobre os ísquios (ossos do bumbum), atender ao telefone, usar o computador, lavar a louça e até descansar, sem prejudicar sua postura.
Diminuição do stress
O Pilates foi criado para restabelecer e manter a saúde integral do praticante ensinado a reduzir o stress negativo de sua vida.
A prática de Pilates utiliza a respiração associada aos movimentos o que naturalmente contribui para a diminuição do stress. O Pilates também fortalece os músculos e melhora a circulação do sangue, o que diminui a tensão muscular de forma abrangente.
Tudo isso significa que a cada aula você se sentirá muito mais equilibrado, calmo e livre do estresse!
Melhora da coordenação motora e mais equilíbrio
O Pilates trabalhão corpo em sua totalidade músculos internos e externos, a coordenação motora e o equilíbrio são aprimorados já que eles são responsáveis por grande parte do trabalho de sustentação e movimentação do corpo.
Pilates ajuda a atrasar o processo de envelhecimento e melhorar a estabilização do corpo.
Se você não exercita o corpo, não habitua os músculos e seu cérebro a se exercitar em conjunto, é bem provável que a sua coordenação motora fique comprometida independente da sua idade.
Melhora da respiração
O Pilates também pode promover uma melhor respiração. Talvez você não saiba, mas muitas pessoas adquirem mais qualidade de vida simplesmente porque aprendem a respirar do modo correto.
No processo de respiração, o principal músculo é o diafragma. Ele está ligado à coluna vertebral e aos músculos do abdômen. Durante a execução dos movimentos de Pilates, todos os músculos corporais são trabalhados, mas o diafragma precisa trabalhar ainda mais para manter você respirando.